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Apostila impressa concurso da SEDUC-ACRE 2024 – Professor Educação Especial

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Descrição

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE CARGOS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E CULTURA

EDITAL Nº 001 SEAD/SEE, DE 20 DE SETEMBRO DE 2024

 SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Cargo: Professor Educação Especial

Editora: Apostilas Autodidata

Edição: Setembro 2024

Nível: Superior

Banca Organizadora: Nosso Rumo

Acesse o Edital: Acesso ao Edital

Quantidade de Páginas: 500

PARA O CARGO DE NÍVEL SUPERIOR Cargo: Professor P2 – Educação Especial

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos diversos. Principais tipos e gêneros textuais e suas funções. Semântica: sinônimos, antônimos, sentido denotativo e sentido conotativo. Emprego e diferenciação das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Tempos, modos e flexões verbais. Flexão de substantivos e adjetivos (gênero e número). Pronomes de tratamento. Colocação pronominal. Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Mecanismos de coesão e coerência textuais. Crase. Ortografia (conforme Novo Acordo vigente). Pontuação. Acentuação. Figuras de linguagem. Relação entre a linguagem verbal e outras linguagens. Sintaxe da oração e do período. Reescritura de frases. Funções da linguagem. Vícios de linguagem. Discursos direto, indireto e indireto livre. Uso da língua em diversos contextos sociais. Redação de documentos oficiais.

MATEMÁTICA: Campos Numéricos (números naturais, inteiros e racionais). Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Equações de 1° e 2° grau. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Razão e proporção. Porcentagem. Juros simples. Regra de três (simples e composta). Conjuntos: linguagem básica, pertinência, inclusão, igualdade, união e interseção. Interpretação de gráficos e tabelas (dados estatísticos). Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Princípios de contagem e probabilidade. Análise combinatória e probabilidade: arranjos, combinações, permutações simples, probabilidade de um evento e resolução de problemas. Relações Métricas e Geometria Plana e Espacial.

HISTÓRIA DO ACRE: Historiografia e realidade étnica e social do Acre: O processo de ocupação das terras acreanas. A anexação das terras acreanas ao Brasil. Diversidade e distribuição da população indígena nas terras acreanas. Os ciclos da borracha e a migração nordestina. A produção da borracha, Sistema de aviamento e a insurreição. Organização política e social do estado do Acre. Derrocada do extrativismo e a chegada da pecuária intensiva. A chegada dos “paulistas” as terras acreanas nas décadas de 1970 a 1980. Os empates e o êxodo rural acreano. Processo de urbanização acreana. Comemorações cívicas. Expressão literária acreana. Política e economia do Acre: Indicadores socioeconômicos. Ocupação, utilização e disputa pela posse de terras entre os povos indígenas e grupos de interesse socioeconômico durante os ciclos da borracha. Setores da economia acreana. Produto Interno Bruto. Atividades econômicas relevantes no estudo da história da Amazônia e do Acre. O emprego e as formas de ocupação no Acre. Formas de produção indígena.

GEOGRAFIA DO ACRE: Amazônia e características gerais: O espaço acreano. Aspectos geográficos e ecológicos da Amazônia e do Acre. Formação econômica do Acre. Processo de anexação do Acre ao Brasil: tratados e limites. O território do Acre, municípios e populações do Acre: população e localização. Nova configuração do mapa. Microrregiões. Atuais municípios. Relevo, vegetação e suas características, clima, solo, hidrografia, fluxo migratório, extrativismo e Zoneamento Ecológico do Acre. Hidrografia: Bacia Amazônica e principais rios do Acre. Modos de vida no campo e na cidade. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 a 214). Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente – (Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69). Resolução CEE/AC Nº 246/2019 – Estabelece normas que organizam e orientam a oferta do Ensino Médio, no âmbito do Estado do Acre, face as alterações na Lei 9.394/1996, pela Lei 13.415/2017, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Portaria Nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 (*) que estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Resolução CEE/AC Nº 336 DE 30/12/2021 Publicado no DOE – AC em 7 abr 2022 que aprova o Currículo de Referência Único do Estado do Acre para o Novo Ensino Médio e sua implementação no Sistema de Ensino do Acre. Resolução CEE/AC 136/2019 que dispõe sobre o Currículo de Referência Único do Acre, sua implantação e Implementação. Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. Lei Estadual nº 2.965/2015 – Plano Estadual de Educação. Resolução CNE/CP nº 01/04 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Resolução CEE/AC nº 277/2017 – Altera no que couber a Resolução CEE/AC nº 166/2013 que estabelece normas para a Educação Especial, no tocante ao atendimento de pessoa com deficiência ou altas habilidades nas Escolas de Educação Básica do Estado do Acre.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Teorias de aprendizagem. As principais Tendências Pedagógicas liberais e progressistas. A Didática e o processo de ensino-aprendizagem. Avaliação na aprendizagem. Concepções de Currículo: teorias críticas e pós-críticas. Gestão democrática. Didática da Educação: Planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso, plano de aula. Metodologias de Ensino. Taxonomias de objetivos de aprendizagem. Projeto Político Pedagógico (PPP). Temas contemporâneos transversais (TCTs). A educação escolar e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Lei Federal nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Resolução CNE/CEB nº 04/09 – Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. Série: Educação Inclusiva: Fundamentação Filosófica e A Escola – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Resolução CNE/CEB Nº 2/01 e Parecer CNE/CEB Nº 17/01 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Lei nº 12.764/2012 – Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. BRASIL, Ministério da Educação. Alunos público-alvo da educação especial. Atendimento Educacional Especializado (AEE). História da inclusão escolar no Brasil. Desafios da inclusão escolar. Educação Especial e Educação Inclusiva. Avaliação na Educação Especial. O processo de ensino e aprendizagem na Educação Especial. Currículo e Educação Especial. Transtornos de aprendizagem. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Deficiências intelectuais e motoras. Deficiência auditiva/ surdez. Transtorno do Espectro Autista. Psicomotricidade e desenvolvimento motor. Deficiência física e AEE. Nota Técnica 04/2014. MEC – Orientação quanto aos documentos comprobatórios de alunos com deficiência, Transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e ou superdotação. Repensando a deficiência à luz de novos pressupostos. A inteligência emocional no contexto da educação especial inclusiva. Estilos de aprendizagem. Sala de Recursos Multifuncionais. O estudo de caso e o plano de atendimento educacional especializado. Trabalho colaborativo: ações e responsabilidades compartilhadas. Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual. A inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tecnologia Assistiva. Plano de Ensino Individualizado. Dispositivos legais e normativos da educação especial. Estatuto da Pessoa com Deficiência. O escolar em tratamento de saúde: Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar.

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+ informações sobre este concurso:

Governo do Acre lança edital para o maior concurso público da Educação no Estado

O processo seletivo será conduzido pelo Instituto Nosso Rumo, seguindo as normas estabelecidas pela legislação vigente. O concurso oferece vagas efetivas, além de cadastro de reserva para cargos que poderão surgir dentro do prazo de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois.

Os cargos oferecidos, distribuídos por município e zona, exigem diferentes níveis de escolaridade e experiência, conforme descrito na Tabela I do edital. A taxa de inscrição para o cargo de nível médio é de R$ 69,79 e para os cargos de nível superior é de R$ 88,98.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br), entre os dias 26 de setembro e 28 de outubro de 2024, conforme o horário oficial de Rio Branco. Para quem não dispõe de acesso à internet, postos com computadores estarão disponíveis nos municípios de realização das provas.

A aplicação das provas objetivas e discursivas ocorrerá na data provável de 24 de novembro de 2024. Candidatos a cargos de nível superior também passarão por uma prova prática, que consistirá no envio de uma videoaula e um plano de aula, conforme detalhado no edital. Os aprovados no concurso para os cargos de nível médio terão remuneração inicial de R$ 2.361,51, enquanto os professores receberão inicialmente R$ 4.270,21.

Informação adicional

Dimensões 29 × 29 × 10 cm

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